terça-feira, 2 de julho de 2013

The Bling Ring: A Gangue de Hollywood

the-bling-ring-official-poster-banner-promo-nacional-30maio2013
A estreia do novo filme de Sofia Coppola ‘The Bling Ring: A Gangue de Hollywood’ só será em Agosto, mas como muitos outros, li muito sobre o caso que inspirou o filme, que traz no elenco Emma Watson num papel bem diferente do que estamos acostumados dela.
A vida real as vezes consegue ser mais interessante do que a ficção e acredito que no caso do ‘Bling Ring’ isso também vale.

Mas o que é esse tal de ‘Bling Ring’?
Em 2008/2009 um grupo de jovens adultos cometeram assaltos à casas de várias celebridades, entre eles Paris Hilton, Orlando Bloom, Audrina Patridge, Rachel Bilson e Lindsay Lohan. Eles entravam na casa dos famosos, roubavam bolsas, roupas, artigos de arte, dinheiro e jóias e até dançavam na boate pessoal da Paris Hilton (ela tem um salão de festas na casa dela). Durante o ano de roubos, eles furtaram objetos no valor aproximado de 3 milhões de dólares. O caso ganhou alta atenção da mídia e iniciou um debate sobre a obsessão que o mundo sente pelas celebridades e aos atos extremos que esta admiração excessiva leva.
Bling Ring 1
O início do Bling Ring
Tudo começou com dois amigos, Rachel Lee e Nick Prugo, que viviam o estilo de vida típico de Los Angeles: festas, shopping, e mais festas. Porém, essa vida não era suficiente para satisfazer o desejo de aventura e luxo que os jovens tinham. Então, por que não começar a bancar o tão desejado luxo arrombando carros, certo?
Sim, Rachel, a suposta líder da gangue, e Nick começaram pequeno: ‘checando carros’, ou seja, puxando a maçaneta de carros estacionados em bairros nobres de LA. Podemos chamar Nick e Rachel de sortudos ou os donos dos carros de irresponsáveis, pois a dupla encontrava vários carros destrancados e dentro deles achavam bolsas de grife, cartões de crédito e até valores altos em dinheiro. Os dois amigos então levavam o que achavam e gastavam o dinheiro em lojas de grife. Muito fácil, não? Talvez foi isso que Rachel pensou quando resolveu seguir em frente e levar a criminalidade um passo a frente: assaltando casas.
O esquema para roubarem as casas de celebridades não era nada amador. Era um plano esperto e inteligente e que funcionou durante um ano. O grupo conseguiu roubar a casa de Paris Hilton cinco vezes sem ela perceber. Isso mesmo, cinco vezes. Somente após o quinto roubo que Paris começou a sentir falta de objetos roubados – ou seja, Paris é tão rica, mas tão rica, que nem percebe que está sendo roubada! Ela verificou as imagens da câmera de segurança, viu nos vídeos um grupo invadindo a casa dela e levou o caso a polícia.

O esquema
As vítimas dos roubos eram escolhidas a partir do seu estilo de moda. Quando Rachel ou algum outro integrante da gangue gostava do estilo de alguma celebridade, eles decidiam roubar as roupas da artista. Rachel chamava esses roubos de ‘ir às compras’. Após escolherem o seu alvo, eles buscavam o endereço da mansão da celebridade através da página na internet chamada celebritiaddressaerial.com e do Google Earth, que dá uma visão ampla das ruas e das casas. A gangue determinava a melhor data para o roubo da casa de acordo com a agenda das celebridades, como por exemplo premiações como os Oscars, e faziam a pesquisa da agenda deles com a ajuda das redes socias como Facebook e Twitter. Enquanto a celebridades se encontrava num evento glamouroso, o grupo invadia a casa deles.
Como primeiro alvo, Nick Prugo disse à polícia que ele e Rachel perguntaram a si mesmos: “Quem deixaria a porta de casa destrancada? Quem teria muito dinheiro vivo em casa?” e escolheram a Paris Hilton por que acreditavam que ela era ‘burra’. Eles foram até a casa dela e apertaram a campainha da porta, para verificarem se alguém estava em casa. Depois encontraram uma chave debaixo do tapete em frente da porta, mas perceberam que a chave nem seria necessária, pois a porta realmente encontrava-se destrancada.

the-bling-ring-official-poster-banner-promo-photos-21abril2013-03

E dessa forma a festa da gangue começou. Roubaram mais de 5 casas de celebridades várias vezes e conseguiram furtar tantas bolsas, que até as re-venderam!

☆Os membros do Bling Ring☆

Katie Chang interpreta o personagem Rebecca Ahn, baseada em Rachel Lee
Katie_Chang1-rachel lee
A suposta líder da gangue morava em Calabasas, California com a sua mãe. Rachel e sua irmã eram de classe média alta e ela até tinha um carro Audi A4 e foi nomeada como “Melhor Estilo” no anuário da escola dela (yearbook). Ela já havia furtado antes em uma loja da Sephora e pegou uma pena condicional. O seu amigo e co-membro da gangue, Nick Prugo, também disse à polícia que Rachel era obcecada com programas de Reality Shows. Rachel organizou quase todos os roubos e usou o fato de que os outros membros da gangue serem ingênuos para a sua própria vantagem. O seu maior alvo era a Lindsay Lohan, que era a sua ícone de moda favorita. Nick disse que Rachel agia de maneira muito calma e focada durante os roubos – tanto que ela até chegou a usar o banheiro de Rachel Bilson durante o roubo à casa dela.  Ele ainda disse que Rachel era muito manipuladora e calculista, que ele simplesmente fazia o que ela dizia. Segundo ele, ela tinha o controle e foi ela que começou tudo.
Depois de serem presos, Rachel recebeu a pena de 4 anos de prisão em 2011. Em Março de 2013, Rachel recebeu uma liberdade condicional após ficar presa durante 1 ano e quatro meses. Apesar de ter sido acusada de ser obcecada por celebridades e fama, Rachel não quis aproveitar a estreia do filme para a sua própria fama e não quis dar entrevistas.

Israel Broussard interpreta o personagem Marc Hall, baseado em Nick Prugo
israel-broussard-nick prugo
Segundo conhecidos, Nick Prugo era tímido, não tinha muitos amigos durante sua adolescência e sofria de ansiedade. Nick conheceu Rachel quando mudou de escola e foi ela que o apresentou a seu círculo de amigos, dos quais alguns depois fizeram parte do Bling Ring. Rachel e Nick tinham a mesma paixão por moda. Ele começou a sair com ela e seu novo grupo de amigos e também começou a tomar drogas. Para sustentar seu vício, ele roubava dinheiro dos seus pais. Durante as investigações dos roubos, Nick insistiu que ele somente participou dos crimes para não perder a amizade de Rachel, mas que inicialmente sentia certa excitação ao cometer os roubos.
Nick contou à polícia que a ansiedade que ele sentia diante os crimes (que ocorreram durante um ano) o levou a insônia, falta de ar, perda de cabelo e perda de apetite. Depois de um tempo, ele confessou tudo à polícia – até crimes dos quais a polícia ainda não tinha conhecimento. Ele acabou entregando todos os participantes à polícia e segundo a Alexis Neiers, uma das suspeitas, ele mentiu no caso do involvimento dela. Nick pegou dois anos de prisão, mas acabou recebendo libertação antecipada por bom comportamento. Atualmente, ele vive em Studio City, LA e ironicamente está se tornando uma celebridade graças ao filme de Sofia Coppola. Segundo ele no Twitter, ele já contratou uma assessora de imprensa.

Emma Watson interpreta a personagem Nicki Moore, baseada em Alexis Neiers
emma watson-alexis neiers
Alexis estrelava na época no Reality Show ‘Pretty Wild’ ao lado da sua irmã adotiva Tess Taylor e sua irmã mais nova Gabby. Ela vivia no mundo das festas e era conhecida no nightlife de Los Angeles – foi isso que a levou ao seu próprio show. De todos os membros da gangue, Alexis é a mais conhecida, principalmente pelo seu ataque histérico quando descobriu que a jornalista Nancy Jo havia escrito várias mentiras a respeito dela na revista Vanity Fair. Alexis conhecia Rachel da escola e virou amiga de Nick. Inicialmente ela negou ter cometido os crimes, mas depois aceitou a pena proposta pelo juíz. Ela ficou trinta dias presa e foi libertada em condicional. Após violar a sua condicional, a polícia a prendeu novamente e encontrou heroína na sua casa. Durante a audiência, Alexis admitiu ser viciada em heróina e outras drogas e solicitou ajuda. O dono de um centro de reabilitação, que estava presente na sua audiência, ofereceu-lhe uma internação gratuita durante um ano no seu centro, inclusive tratamentos, e Alexis aceitou. Ela teve um final feliz: conseguiu ficar sóbria e encontrou o seu futuro marido, um empresário Canadense (rico e bonitão) durante reuniões dos Alcólatras Anônimos. Ela acaba de ter uma linda menininha, da qual ela adora postar fotos no Instagram.
Além de se casar e virar mamãe aos 21 anos, Alexis agora ajuda outros jovens viciados a mudarem as suas vidas e está escrevendo uma autobiografia para contar o seu lado da história, além de querer inspirar outros viciados a largarem as drogas. Ela está sóbria há quase 3 anos.
Até hoje, Alexis e sua mãe alegam que Alexis é inocente e que nunca esteve na casa de Orlando Bloom. Alexis tem um alibi para a noite do roubo, mas o caso dos jovens criminosos de Hollywood nunca chegou a um tribunal, e portanto, “ninguém nunca saberá dos fatos reais.” Segundo Alexis, tudo que a mídia publicou sobre o caso está completamente errado, desde quem era o líder da gangue, até aos nomes dos participantes. Ela acusou o filme dirigido por Sofia Coppola de ser vulgar e inexato e disse que lamenta o fato de Sofia ter consultado o policial Brett Goodkin, que mentiu tanto durante as investigações que agora também está sendo investigado. Segundo Alexis, o próprio policial Goodkin é obcecado por celebridades – tanto é que ele aceitou fazer o papel de si mesmo no filme de Sofia Coppola.
Alexis também continua sua briga com a jornalista Nancy Jo, que escreveu um artigo sobre Alexis Neiers na revista Vanity Fair e depois lançou um livro sobre o Bling Ring (no qual o filme de Coppola se baseia). Segundo Alexis, o artigo de Nancy Jo estava cheio de mentiras e criou uma imagem errada sobre Alexis, que no artigo foi descrita como uma garota mimada, vaidosa, obcecada por fama e celebridades e que acabou a prejudicando no seu processo sobre os crimes. Vários leitores que compraram o livro de Nancy Jo, deixaram resenhas negativas no Amazon.com, alegando que o livro é escrito de forma imatura, não profissional, e criticando os jovens pela suposta ‘obsessão por celebridades’, enquanto a própria autora também deixa claro que é obcecada por celebridades.
“Eu não tenho problema com o fato de alguém ser fascinado por celebridades, pois eu também sou. Mas não faça de conta que você está acima disso, enquanto você não é melhor que esses garotos, que você julga, e faz a mesma coisa que eles. Pelo menos, eles conseguem admitir que são obsecados.” – leitora Katya (livre tradução/ via)
Cada um que julgue quem será que está contando a verdade neste caso. Eu só sei de uma coisa: seja ex-criminosa ou não, Alexis Neiers é muito corajosa de contar para o mundo do seu passado obscuro e acho o máximo ela ter dado a volta por cima e servir agora como inspiração para outras mulheres que estão lutando contra o vício. Todo mundo sabe que é extremamente difícil combater o vício de heroína e fico feliz em ver que Alexis conseguiu. Espero que ela realmente publique o seu livro e nos conte toda a verdade nua e crua! (Siga ela no Twitter!)

Claire Julien interpreta a personagem Chloe Tayner, baseado em Courtney Ames
claire julien courtney ames
Courtney Ames era uma velha amiga de Rachel. Apesar de não ter sido um membro direto do Bling Ring, ela teve um importante papel no caso, pois ajudou alguns dos integrantes do grupo a se encontrarem. Ela introduziu Rachel e Nick ao seu namorado Johnny Ajar, que depois foi o responsável por vender os itens roubados. Como o resto dos jovens involvidos nos crimes, ela não necessariamente precisava de dinheiro já que é a enteada do boxer Randy Shields.
Ela recebeu a pena de 60 dias de serviço comunitário e 3 anos em liberdade condicional pelo seu involvimento nos roubos.

Taissa Farmiga interpreta o personagem Sam Moore, baseada em Tess Taylor
taissa farmiga tess taylor
Tess Taylor é a filha adotiva de Andrea Arlington, mãe de Alexis Neiers. Apesar de Tess ter sido parte do círculo de pessoas que faziam parte do Bling Ring, ela nunca teve o seu involvimento comprovado e não foi presa. Tess também estrelava no reality show ‘Pretty Wild’, ela e Alexis já curtiam um pouco a sua fama na época e Tess aproveitou para posar para o Playboy americano. Tess também era viciada em heroína na época e atualmente ainda luta contra o vício. Ela já se internou algumas vezes em centros de reabilitação, mas até hoje, não conseguiu vencer o vício. Tess e Alexis brigaram no passado, voltaram a se falar, e depois se afastaram de novo – elas vivem num relacionamento ‘on e off’.

Leslie Mann interpreta o personagem Laurie Moore, baseada em Andrea Arlington
leslie mann-andrea arlington
Andrea Arlington é a mãe de Alexis, Tess e Gabby Neiers e também aparece no reality show ‘Pretty Wild’. Ela segue a filosofia de vida do livro bestseller ‘O Segredo’, que é baseado na lei da atração, e também pratica outras formas alternativas de ensinamentos religiosos. A espiritualidade é muito importante para a sua família, o que fica bem claro no show Pretty Wild. A cena com o pôster da Angelina Jolie, que aparecerá no filme de Sofia Coppola, está no show ‘Pretty Wild’ e a mãe de Alexis, Gabby e Tess tenta incentivar as suas filhas a seguirem o exemplo positivo de Angelina (o que não dá muito certo, já que as suas filhas admiram somente o ‘marido gostosão’ e o ‘corpo gostosão’ de Angelina).
Alexis confirmou que a sua mãe não tinha muita noção sobre o seu uso de heroína, pois Alexis escondia o vício completamente da mãe. Hoje em dia elas não têm um relacionamento muito próximo, segundo Alexis, por terem enfrentado muitas dificuldades no passado, mas elas estão trabalhando nisso (existem fotos de Alexis com a sua mãe no seu casamento e com a sua filhina, então elas ainda se encontram de vez em quando). Não está muito claro se Tess ainda está próxima da sua mãe adotiva Andrea.

O fim do “Bling Ring”

tumblr_mnoumu1vmj1rvua2oo1_1280-1022x1024
Os membros do Bling Ring com certeza foram muito espertos na hora de criarem o esquema para invadirem e roubarem as mansões das celebridades, mas foi por aí que a esperteza dos jovens acabou. Sem pensarem nas consequências, os jovens criminosos se gabavam nas festas das suas bolsas e roupas roubadas dos famosos e postavam fotos no facebook com muito dinheiro e itens roubados. Isso chamou a atenção de conhecidos nas festas e uma pessoa ligou para a polícia e indicou o nome de Nick como um dos participantes dos assaltos. Na época a polícia de Los Angeles ainda não sabia que os roubos das várias casas eram cometidos pela mesma gangue. Mas foi somente após um segundo informante ter ligado para a polícia e ter passado o Facebook do Nick Prugo para a polícia, que a coisa realmente ficou crítica para a gangue. Como o perfil do Nick no Facebook estava cheio de fotos suspeitas, a polícia teve prova suficiente para prendê-lo.
Apesar de a lei americana deixar um suspeito no direito de permanecer em silêncio até a chegada de um advogado, Nick já confessou logo vários crimes – inclusive alguns dos quais a polícia nem sequer tinha conhecimento. Nick imaginou que se ele trabalhasse com a polícia e contasse tudo que havia acontecido, isso poderia lhe favorecer na hora do processo. Então ele confessou tudo e informou os nomes dos participantes à polícia, que levou a prisão de quase todos eles.

O filme

br1
Sabemos agora da história e dos personagens por trás do Bling Ring e, portanto, será muito interessante ver como a Sofia Coppola traduziu a história de jovens ricos obcecados por fama e high fashion para um filme com “estilo poético” (foram as suas próprias palavras). Para Sofia e para Emma Watson, este projeto é uma novidade nas suas carreiras. Cresci assistindo filmes com a Emma, tenho a mesma idade que ela, e sempre gostei muito dos seus trabalhos (ela estava ótima em As Vantagens de Ser Invisível) e adoro o jeito dela de ficar apaixonada pelos projetos no qual trabalha (dava para sentir muito isso durante a época de As Vantagens..).
Além do elenco apresentado acima, Paris Hilton e Kirsten Dunst terão uma participação especial nos filmes, interpretando a si mesmas. Paris até liberou a sua própria casa para as filmagens (tudo que aparece no filme como a casa da Paris, inclusive decoração, etc., realmente é a casa dela!).
Estou muito, muito curiosa para ver como ficou o resultado final desse filme. Mas pelas fotos e pelo trailer que já foram divulgados, o filme promete!
Trailer “The Bling Ring” Legendado

Bling-Ring-2
Muita festa, muitos selfies
bling-ring-chang-farmiga
Dinheiro roubado? Que nada, somos inocentes!
Emma-Movie-Stills-The-Bling-Ring-emma-watson-34414405-1222-815
O que fazer quando você rouba bolsas demais? Isso mesmo, organizar um bazar (com lucro todo revertido para a noitada, óbvio)!
The-Bling-Ring-ecoutez-la-BO-so-Coppola-avec-M.I.A.-Kanye-West-Phoenix_portrait_w532
Ricos, lindos e…criminosos?
tumblr_mlovxqenkx1rth6reo1_500__oPt

A vida é ótima quando ninguém (ainda) sabe dos seus crimes!

the_bling_ring_12
Mas um dia sempre chegará a hora da verdade!

The Bling Ring: A Gangue de Hollywood estreia dia 02 de agosto de 2013 nos principais cinemas do Brasil.
Espero que esse post não tenha incentivado ninguém a ir à Los Angeles para roubar a nossa burrinha predileta, Paris!
Beijos!!

2 comentários:

  1. Quem não fica animado à ir pra Los Angeles roubar a Paris Hilton e a Lindsay Lohan depois disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahaha pelo jeito não seria muito difícil!

      Excluir