segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Adeus, 2016 - Parte 1: 15 Perguntas Para Se Despedir de 2016


O fim de 2016 está chegando e eu preparei uma pequena série para terminar o ano linda, cheia de planos para o próximo ano e claro, com dicas para passar bem os dias de folga.

Hoje quero começar com algumas ideias e inspirações de como terminar o ano bem e dessa forma, iniciar o ano novo cheia de intenções e resoluções.
Eu sinceramente adoro o fim de ano. Há vários anos eu costumo fazer uma lista de planos para o ano seguinte e na noite do dia 31 de dezembro eu olho para a minha lista e vou riscando tudo que completei. Geralemente eu completo tudo - só alguns pontos onde a vida, digamos, mudou de rumo sem previsão, aí claro que os planos predefinidos não vão dar certo. Mas sinceramente amo ver o quanto consegui realizar e acredito que é muito importante ter um "plano de vida" pessoal.

Mas antes de escrever a minha lista de metas para o próximo ano, eu gosto de refletir sobre o ano que passou e ver o quanto eu aprendi, cresci e evolui (ou não..). Tenho algumas perguntas que gosto de fazer no final do ano e queria mostrá-las a vocês. Quem sabe, talvez alguém se anima para também iniciar esse ritual de ano novo!

Adeus, 2016!


1. Quais coisas novas que você descobriu sobre si mesma?
2. De todas as suas realizações durante o ano passado, qual que mais te orgulha?
3. Quais das suas qualidades pessoais foram as mais importantes e que mais te ajudaram durante esse ano?
4. Qual é a coisa ou pessoa ou acontecimento pelo qual você é mais grata?
5. Qual foi a maior lição de 2016 pra você?
6. Qual coisa que você fez pela primeira vez em 2016?
7. Quais preocupações que se mostraram totalmente desnecessárias?
8. Qual foi o maior problema que você resolveu?
9. Qual foi o momento mais engraçado desse ano - que ainda te faz rir só de pensar sobre?
10. Qual conselho você daria a si mesma no início de 2016?
11. Teve alguma parte de você mesma ou da sua vida que deu uma total reviravolta?
12. Faça uma lista dos melhores 5 momentos de 2016?
13. Qual foi a parte mais difícil de 2016 - e como você conseguiu enfrentar essa dificuldade?
14. Como você mudou em relação à pessoa que você era no fim de 2015/início de 2016?
15. Se você pudesse resumir o seu ano de 2016 em três palavras, quais seriam?

E agora, olhamos para o ano que vem: 2017


1. Qual serão o(s) principal(is) tema(s) ou foco(s) para o seu ano novo?
Isso pode abrangir tanto a vida pessoal, espiritual ou profissional.
2. Escolha no mínimo 3  e no máximo 10 metas para o ano de 2017.
Seja realista e não inclua coisas que você no fundo já sabe que não vai completar. Reflita sobre o estado da sua vida, o que te faz feliz e o que está te incomodando, o que você gostaria de mudar ou acrescentar na sua vida. Faça metas a base disso e pense não somente no lado profissional como também na sua evolução pessoal.
3. Quais são dois ou três aspectos da sua personalidade que eu gostaria de melhorar?
Sempre existe algo que podemos melhorar - ser mais paciente, perdoar alguma pessoa que te magoou, ser mais tolerante, pensar mais positivo, e por aüi vai. Pense em alguns aspectos da sua personalidade que você gostaria de melhorar e anote em um caderno, de preferência formulando de uma maneira positiva. Faça isso pensando em si mesma e não nos outros - foque em algo que vai ajudar você e fazer com que você se torne uma pessoa melhor. Não pense no que os outros talvez gostaríam que você mudasse, mas em algo que você sente que precisa de fato melhorar.

Eu já consegui realmente enxergar o que eu faço no dia a dia que me prejudica - por exemplo, eu tinha o costume de reclamar muito e sempre focar em algo que não estava funcionando. Além disso, também me preocupava demais e muito facilmente, muito antes de um real problema surgir. Todas esses aspectos da minha personalidade eu fui ao longo dos últimos anos melhorando e isso me ajudou tanto! Hoje já não sou mais aquela pessoa que vive preocupada e ansiosa, me tornei uma pessoa otimista e claro, ainda tenho um longo caminho pela frente para realmenter me tornar "zen", mas já estou pelo menos na estrada certa.

Essas perguntas e metas ajudam muito a enxergar tudo que conseguimos alcançar, os obstáculos que enfrentamos e nos ajudam a sentir orgulho de nós e até mesmo a ver o quanto experiências negativas acabaram nos ajudando a crescer ou aprender algo novo. E assim, conseguimos iniciar o ano com atitudes melhores, planos e sonhos novos e com certeza com muito mais ânimo.

Espero que as perguntas sirvam como uma ótima inspiração para vocês! Existe alguma meta para 2016 que você quer compartilhar? Conte nos comentários :)

Boas festas!

Beijos,
Ju



Nenhum comentário:

Postar um comentário